Quero Seguidores por Nicho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhe este conteúdo!

Ser Digital ou Morrer?

Ser Digital ou Morrer?

Porque a tecnologia não faz digital uma empresa? Porque os negócios digitais vão além da venda online?

A transformação digital é importante para qualquer tipo de negócio. Em um mundo que está sendo crescentemente transformado pelas novas tecnologias digitais. Dela vai depender a sobrevivência das empresas. Ser Digital ou Morrer? 

40% das empresas brasileiras não existirá em sua forma atual em apenas 4 anos. Não vai sobreviver as mais fortes nem as mais grandes senão as que se adaptem a esta nova era como se dizia a teoria de darwin: ser digital ou morrer no puro Darwinismo.

A redução de custos, maior eficiência e maior produtividade são as principais vantagens que as empresas brasileiras esperam obter aplicando a tecnologia a seus modelos de negócios. 

Sua empresa está numa posição favorável para lucrar com o crescimento digital?

À medida que o digital se torna cada vez mais difundido, a barreira está sendo cada vez mais alta. Para competir e vencer no futuro digital, sua empresa precisará ir além de uma abordagem de projeto e tecer digital em todos os elementos da organização.

Ser Digital ou Morrer

Existem apenas três posições para colocar a sua empresa nos negócios digitais:

  1. Negócio Digital
  2. E.business
  3. Ecommerce

Muitas estão já enquadradas em algum destes tipos. Mas, o pior é não ter o resultado imaginado. Mas, sabe porque sua empresa ainda não tem o resultado esperado? 

Porque a maioria usa seus conhecimentos de criação de uma empresa física e arremete os mesmos conhecimentos para o  mercado digital. o que é um erro muito comum e que leva muitos a gastarem muito dinheiro sem ter resultado.

Aí vc me diz que para resolver tem que contratar uma agência para resolver seu problema. Mas, aí tb morar o perigo. pois a maioria foram treinadas para obterem resultados em desenvolvimento de marca e não de vendas.

Onde você pode  promover vantagem competitiva sobre seus concorrentes. É na transformação do seu: 

Businnes -> Negócio Digital

E.commerce -> Produto Digital

Veja como algumas empresas fizeram isso:

Ser Digital ou Morrer

O Uber Aproveitou a adoção generalizada de smartphones e utiliza um modelo de negócio que lhes permite manter um uso relativamente baixo de capital. Uma empresa de táxi tradicional deve possuir e realizar manutenção dos veículos, bem como contribuir consideravelmente no recrutamento e gerenciamento dos funcionários; uma versão e-business permitiria que os clientes agendassem um táxi online e, talvez, ver seu histórico de viagens, mas a essência da experiência permaneceria a mesma.

O Uber assegura sua identidade como negócio digital porque é, em sua essência, uma plataforma que conecta pessoas e motoristas em grande escala através da internet, criando uma experiência melhor do que a anteriormente disponível para as pessoas.

                     Ser Digital ou Morrer

A Netflix é um bom exemplo de uma empresa que mudou de e-business para negócio digital. Originalmente, a Netflix usava a tecnologia para gerenciar um sistema de inventário e envio de DVDs para as pessoas, proporcionando uma experiência que era mais conveniente, mas bastante semelhante às locadoras de filmes.

No entanto, ao disponibilizar aos clientes a opção de streaming de vídeo sob demanda, ela transformou a maneira como as pessoas veem vídeos e programas de televisão. A capacidade de consumir filmes e programas em qualquer momento ou lugar é impossível sem o acesso generalizado à Internet.

                  Ser Digital ou Morrer

Disney é um negócio tradicional que abraçou a tecnologia digital, a fim de melhorar as experiências em seus parques temáticos. O objetivo da sua MagicBand, uma pulseira que usa RFID e rádio para se conectar a sensores no parque, é melhorar os cinco elementos-chave que fazem parte de cada experiência nos parques: ir para uma atração, ficar em um hotel, jantar em um restaurante, tirar uma foto e enviá-la para amigos ou família, e compra de souvenirs como uma lembrança.

Os hóspedes recebem a MagicBand algumas semanas antes da visita e podem usá-la para entrar no parque, comprar comida ou produtos, reservas de atrações, e acessar dados em tempo real sobre os tempos de espera. No final do dia, os hóspedes têm uma experiência que se adapta bem ao digital e físico.

Mas como fazer esta transformação acontecer:

  • Businnes -> Negócio Digital
  • E.commerce -> Produto Digital

Na verdade,  é preciso desenvolver 3 itens muito importante no escopo da sua empresa:

  • Processo. Engenharia reversa do processo de compra.

Conhecer novos modelos de negócio que posicionam a experiência do cliente no centro da estratégia digital. Frequentemente, as pessoas estão dispostas a gastar mais, caso tenham uma experiência excepcional, tornando-se um diferencial importante na economia digital. Modelos de negócios que focam na satisfação do seu público irão caminhar para os serviços digitais, uma vez que o digital é cada vez mais a experiência que as pessoas preferem.

  • Cliente. Experiência do usuário.

O modelo organizativo tem que ser redesenhado colocando o cliente como CENTRO  o que se denomina como: customer centre city e usar Social business inteligence.

  • Mentalidade. A empresa deve dirigir-se com uma nova forma de pensar, desenvolver ideias. Software colaborativo de trabalho. Estabelecimento do ecossistema digital. 

Ser Digital ou Morrer

 A revolução digital não é realizada apenas com tecnologia. A construção de talentos digitais qualificados também é um componente essencial.

Capacitação para competências digitais. esforçar-se para captação e desenvolvimento do próprio talento interno da companhia. 

Apenas as habilidades técnicas ou de negócios não são suficientes. É necessário um mix entre habilidades digitais com conhecimentos técnicos e de negócios. 

Um estudo recente realizado pelo Grupo Manpower, na Pesquisa de Escassez de Talentos 2016, destacou que os empregadores brasileiros enfrentam dificuldades em contratar empregados com hard skills no mercado digital.

A transformação digital é o  desafio prioritário no dia de hoje para qualquer pequena empresa.

Ser digital implicar uma nova visão que deve ser compartilhada e vivida por toda a empresa para mudar realmente a gestão. E o DNA da empresa deve ser muito mais ágil para avançar ao ritmo frenético que demanda o mercado de hoje.

A chave de êxito da transformação digital é que a alta direção lidere um processo de mudança cultural na organização de ter maior autonomia das equipes, reduza a estrutura hierárquica e fomente a colaboração. Isso é imprescindível.

É certo que a transformação digital das pequenas empresas é mais fácil do que as das grandes corporações. Porque as PME são mais flexíveis e o processo de adaptação se dá mais facilmente.

Ser Digital ou Morrer?

 

 

CLIQUE AQUI e conheça o meu canal no YOUTUBE, lá eu falo mais sobre Ser Digital ou Morrer e MUITOS outros assuntos que iram te ENRIQUECER de conhecimento e sabedoria para você empregar no seu NEGÓCIO DIGITAL.

Posts relacionados

modelo de negócios digitais
Uncategorized

Modelo de Negócios Digitais

Até 2020, mais de sete bilhões de pessoas e empresas e pelo menos 30 bilhões de dispositivos estarão conectados à Internet. Com pessoas, negócios e

Leia mais »

Dicionário de Marketing Digital

Separei nesse artigo as terminologias de marketing digital mais usadas, dicionário marketing digital em poucas palavras, palavras relacionadas a marketing e sinônimos de marketing digital.

Leia mais »
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Sobre Patrícia Lionn

De concursada em Brasília a Produtora Digital

“Eu me defino como uma mulher que consegue antever as tendências do mercado e de criar e vender produtos promissores na internet”.

Ceo da Startup Friend’s Trip e da Agência The Money. Especialista em Google Ads com ROI de 250%. Amante de SEO e Copywriting para criação de produtos e páginas de alta conversão. É fundadora do evento de Marketing Digital The Money Girls apenas para o público feminino.

Saiu na mídia