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7 Relatórios do Google Analytics que Mostram o Desempenho do seu Blog

7 Relatórios do Google Analytics Que Mostram o Desempenho do seu Blog

Você já ouviu falar em relatório mensal analytics, criar relatorio online, relatorio google adwords, google analytics, analise google analytics? É justamente sobre esse assunto que eu vim falar hoje: Os 7 Relatórios do Google Analytics Que Mostram o Desempenho do seu Blog.

Relatório nº 1: análise de coorte

O que você acha que é mais fácil… atrair novos visitantes para o seu blog ou fazer com que seus visitantes voltem? É mais fácil levar as pessoas a voltar ao seu blog, mas todo mundo se concentra em novos visitantes. A verdade é que: Menos de 99% dos leitores do seu blog se transformam em clientes.

O leitor precisa voltar ao seu blog, em média, 3 vezes antes de se tornar um cliente. Isso significa manter os leitores. Você precisa analisar seu relatório de coorte e tentar melhorar continuamente os números e fazer com que as pessoas voltem.

Então, a questão é, como você fazer as pessoas voltarem? Existem 2 maneiras simples de fazer isso: Comece a coletar e – mails – através de ferramentas gratuitas como o Hello Bar, você pode transformar seus leitores de blog em assinantes de e-mail.

Então, à medida que você publica mais conteúdo, você pode enviar um e-mail e levar as pessoas de volta ao seu blog. Notificações push – usando ferramentas como Assinantes, as pessoas podem se inscrever em seu blog pelo navegador. Então toda vez que você lançar um novo post no blog, você pode enviar um push e as pessoas voltarão ao seu blog.

 

Relatório nº 2: Comparativo de Mercado

Claro que você já se perguntou como está seu desempenho em relação ao dos seus concorrentes. E provavelmente você usa ferramentas como o Ubersuggest, digita a URL, para ver todos os termos de busca a partir dos quais eles geram tráfego.

Mas e se você quiser mais? Como saber qual o percentual de tráfego seus concorrentes estão obtendo de cada canal. Qual sua taxa de abandono, duração média da sessão ou até visualização de páginas por canal?

É isso que essa ferramenta faz, o Google Analytics vai te mostrar como você está em comparação ao resto do seu mercado. Eu adoro esse relatório, porque ele mostra, exatamente, onde concentrar seu tempo.

 

Relatório nº 3: Localização

Esse relatório vai te mostrar onde estão as maiores oportunidades de crescimento para o seu blog. Você vai ver que os países mais populares são aqueles cuja língua nativa é a mesma que você usa no seu blog.

Por exemplo, se você escreve em inglês, países como o Reino Unido e os Estados Unidos vão ser alguns dos seus países principais. Você tem que olhar os países cuja popularidade está crescendo, mas cuja maioria da população fala uma língua diferente daquela em que você posta.

 

Relatório nº 4: Conversões assistidas

Você já ouviu profissionais de marketing dizendo que leitores de blog não convertem em clientes? Na verdade é o contrário. Esses visitantes podem não converter diretamente em clientes, mas vão fazê-lo com o tempo. Esse relatório te mostra todos os canais que ajudam a gerar conversões.

Eles não eram o canal final de onde alguém veio, mas seu blog foi, sim, visitado a partir de algum desses canais. Outra parte interessante desse relatório é que ele diz onde concentrar seus esforços de marketing. Você deve focar seus esforços em todos os canais que geram conversões, tanto no primeiro quanto no último toque.

 

Relatório nº 5: Fluxo de usuários

Qual a ação número um que você quer que os leitores do seu blog tomem? Eu aprendi esse conceito com o Facebook. Uma das maneiras que eles cresceram tão rápido foi descobrindo a ação mais importante que eles queriam que as pessoas tomassem e assim concentraram a maior parte dos esforços nela.

Esse relatório vai detalhar como as pessoas de cada país interagem com o seu blog e o fluxo que elas tomam. Depois disso, é só ajustar determinadas páginas do seu blog.

 

Relatório nº 6: Sobreposição de dispositivos

O conteúdo de blogs pode ser lido em qualquer lugar e em qualquer aparelho. De aparelhos desktop a tablets, até celulares. O jeito de você saber se tem um público fiel não é só ver quantos dos seus leitores continuam voltando, mas com que frequência eles leem seu blog de vários dispositivos diferentes.

Quanto mais maneiras você tiver de fazer as pessoas consumirem seu conteúdo, mais forte vai ser a fidelidade construída em torno da sua marca, o que vai aumentar as conversões. Uma boa regra é, se você conseguir que a sobreposição seja superior a 6%, você vai ter um público bem próximo que é bem mais fácil de converter.

 

Relatório nº 7: User Explorer

Para entender de fato o que é atraente para os leitores do seu blog, você precisa entrar na cabeça deles e entender quais são seus objetivos e como você pode ajudá-los a a atingir cada um deles.

Uma ótima maneira de fazer isso é através do Relatório User Explorer.

Ele mostra todos os usuários que entraram no seu site e o que eles fizeram. Você pode clicar no id de um cliente para detalhar e ver quais ações cada usuário desempenhou no seu blog.

A partir daí, você pode clicar em um horário para ver exatamente o que eles fizeram a cada hora em que visitaram.

O que eu gosto de fazer com esse relatório é ver como os usuários mais populares se envolvem com o meu blog. O que eles estão lendo? Em que página eles passam a maior parte do tempo? O que faz eles voltarem sempre? Como eles ficaram sabendo do meu blog?

Ao comparar os leitores mais populares com os menos, eu costumo conseguir encontrar padrões.

Observe os padrões que fazem com que seus usuários mais populares voltem e ajuste o fluxo do seu blog para que você consiga criar esse padrão com mais frequência.

FONTE NEILPATEL

7 Relatórios do Google Analytics que Mostram o Desempenho do seu Blog

 

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Sobre Patrícia Lionn

De concursada em Brasília a Produtora Digital

“Eu me defino como uma mulher que consegue antever as tendências do mercado e de criar e vender produtos promissores na internet”.

Ceo da Startup Friend’s Trip e da Agência The Money. Especialista em Google Ads com ROI de 250%. Amante de SEO e Copywriting para criação de produtos e páginas de alta conversão. É fundadora do evento de Marketing Digital The Money Girls apenas para o público feminino.

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