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Dicionário de Marketing Digital

Dicionário de Marketing Digital

Separei nesse artigo as terminologias de marketing digital mais usadas, dicionário marketing digital em poucas palavras, palavras relacionadas a marketing e sinônimos de marketing digital. Vamos lá?

 

A

 

Afiliados

Forma de trabalho de Online, onde o afiliado recebe uma comissão por venda de produtos através de recomendações. O mais comum são os afiliados de produtos digitais. Toda vez que o afiliado recomendar um produto com o seu link de divulgação e um lead comprar, o afiliado receberá uma comissão definida pelo dono do produto.

 

Afiliado Autoridade

Forma de atuação como afiliado que consiste em criar autoridade em um determinado assunto, para que seja possível vender mais facilmente os produtos de afiliados recomendados. O Afiliado Autoridade foca no desenvolvimento de uma estrutura completa (Blog, Email Marketing, Canal no YouTube, Redes Sociais…) 

 

Afiliado Investidor (Árbitro)

Forma de atuação como afiliado que consiste basicamente em gerar tráfego (pago, através de anúncios) para a página de vendas de um determinado produto. Nessa forma, é possível ser um afiliado e não usar sua imagem nas ações de vendas.

 

AIDA

Tanto no Marketing como na Administração é comum o uso de acrônimos para sintetizar um conceito. E AIDA é um acrônimo que significa ATENÇÃO | INTERESSE | DESEJO | AÇÃO. São etapas do processo de conversão em vendas no Marketing Digital, atraindo a Atenção, gerando Interesse, criando o Desejo e levando a Ação.

 

Agência Digital

Agências de Marketing especializadas em campanhas de Marketing 100% em ambiente online. Com o crescimento do Marketing Digital essas agências se tornaram mais comuns no mercado como um todo, visto que as empresas são “obrigadas” a estarem na Internet para vender mais.

 

Audiência

Pessoas que estão conectadas com a sua empresa de alguma forma. Como lista de e-mail, fãs no Facebook, seguidores no Instagram.

 

Automação De Marketing

Consiste em usar mecanismos para automatizar processos para aumentar a produtividade de quem trabalha online. É usado desde automatização de e-mails a automatização de envio de publicações nas Redes Sociais. Existem muitas ferramentas para fazer automação.

 

App

Aplicativos para celulares e tablets.

 

Ads

Termo em inglês que significa anúncios. Usado também na forma Ad.

 

Área De Membros

Site para organizar conteúdos de um produto digital. Geralmente é preciso pagar para fazer parte de uma área de membros. 

 

Áudio Book

Livros em áudio. Tem crescido muito nos últimos anos,  Amazon, inclusive, lançou uma plataforma específica para venda de Audiobooks, chamada Audible.

 

Autoresponder

Sistema de E-mail marketing para envio automático de e-mails. Todas as pessoas que se inscrevem na minha lista de e-mail recebem uma sequência de e-mails programadas automaticamente.

 

Avatar (Persona)

Uma pessoa fictícia que representa todo o público alvo de uma ação de marketing. O Avatar é pensado como o “cliente perfeito”, assim todas as ações de marketing são feitas pensando no Avatar.

 

B

Banner

Os banners são usados na divulgação de produtos e serviços no ambiente online. São encontrados em praticamente todas as plataformas digitais (Blog, sites…) inclusive nas Redes Sociais. São acompanhados de links que geralmente direcionam para uma página de vendas de um determinado produto.

 

Bônus

Usados por afiliados e produtores como forma de incentivo para fechar uma venda. Os bônus acompanham um determinado produto, podem ser em formato digital (o mais comum) ou em formato físico. Para afiliados é uma estratégia altamente poderosa, pois torna a oferta do afiliado diferenciada em relação aos concorrentes.

 

Budget

Termo em inglês que significa orçamento. Em todo o processo de marketing digital é necessário a realização de orçamentos para garantir a viabilidade da campanha de marketing.

 

Backlinks

Estratégias para criação de links que apontam para o seu site ou blog, o objetivo é aumentar a relevância do seu site nos mecanismos de busca, como o Google.

 

Blacklist

São compostas de IPS de servidores que são marcadas e colocadas em uma “lista negra” devido a ações que são consideradas ruins pelos mecanismos de busca. O Google, como principal mecanismo de busca da Web, utiliza as Blacklists para marcar sites que infringem a política do Google.

 

Black Hat

Black Hat são técnicas para forçar o posicionamento de um site no Google. Porém, são técnicas proibidas pela política do Google, assim sites que fazem isso são colocados em uma Blacklist.

 

BluePrint

Sistema que avalia a qualidade de informação da estrutura de vendas de um determinado produto. Usado pela Hotmart para avaliar as páginas de vendas dos produtos hospedados lá. Quanto maior o BluePrint, maior é a qualidade das informações.

 

Blog

Site especializado na publicação periódica de artigos, vídeos…  Podem apresentar páginas estáticas também. São organizados em categorias e/ou Tags, datas e autores. Os blogs de maior sucesso são os que se especializam em determinado assunto ou assuntos relacionados. 

 

Benchmarking

Índice de referência para avaliar uma determinada ação. Como exemplo, uma ação de marketing que capturou 100 leads foi boa ou ruim? De forma absoluta pode ter sido boa, mas através de um Benchmarking você pode avaliar melhor. Uma referência pode ser outra ação semelhante que você tenha feito. Se na ação anterior você captou mais leads, então esta ação não terá sido boa, e vice-versa;

 

Branding

Conceito que trata sobre a criação e crescimento de uma marca.

 

Dicionário de Marketing Digital

C

 

Conversão

A conversão acontece quando alguém do público alvo realiza uma determinada ação proposta pela ação de marketing. Pode ser desde cliques em um e-mail, leads capturados, até a conversão em vendas. A conversão é medida em termos percentuais, isto é, a taxa de conversão.

 

Chat

Sistema de mensagem de texto online, pode ser usado para ajudar na conversão de vendas no site.

 

Call-To-Action

Call-to-Action significa chamada para ação. Consiste em levar o lead a tomar uma ação dentro de uma campanha de marketing. (Clique aqui para Baixar, Saiba Mais, Comprar o Curso).

 

Cookies

São pequenos arquivos de informações que são armazenados no navegador de um usuário da Web. Para o mercado de afiliados eles são essenciais, pois através deles é que são registradas as vendas e comissões para os afiliados.

 

Copywriting

Consiste em técnicas de escrita que são usadas para atingir objetivos em marketing. O principal objetivo é captar a atenção e levar o leitor a tomar uma ação esperada. Por exemplo, se inscrever em uma lista, realizar uma compra, entre outros objetivos de marketing digital.

 

CPA

CPA é a sigla de Custo por Aquisição. É usado para mensurar principal a captura de leads em uma ação de marketing.

 

CPC

CPC é a sigla de Custo por Clique. É usado para mensurar o custo por clique em uma campanha de marketing.

 

CPM

CPM é a sigla de Custo por mil visualizações. É usado para mensurar o custo por mil visualizações em uma campanha de marketing.

 

CTR

CTR é a sigla em inglês que mostra a taxa percentual de cliques de um link considerando a quantidade de exibições deste link.

 

Checkout

No marketing é usado para referir-se a pagamento. Todos os produtos digitais que são vendidos tem como “última tela” a tela de checkout onde é feito o pagamento do produto.

 

D

 

Domínio

O Domínio é o nome e endereço de um site, www.site.com.br. Existem diferentes extensões de domínios (.com .com.br .org .net).

 

DNS

OS DNS´S são servidores da web responsáveis por apontar o domínio para a hospedagem. Atualmente o melhor serviço de DNS é o cloudflare, permitindo a mudança de um site entre hospedagens em minutos.

 

Double Opt-In

Forma de capturar e-mail de leads fazendo uma confirmação, exigindo duas ações do lead. (Por isso o nome dupla). Geralmente, após o lead informar o seu e-mail, terá que clicar em um link enviado no seu email. A melhor forma de fazer isso é usar uma Isca Digital, pois quando o lead clicar no e-mail para baixar a isca fará a dupla confirmação. O objetivo é impedir a captura de e-mails falsos na lista de e-mail.

 

E

 

E-Book

Livro em formato digital, os mais comuns são em PDF. A Amazon usa o tipo MOBI e existem também outros tipos como o EPUB.

 

EAD

Sistema de ensino a distância. Muitos produtos digitais usam essa forma para entregar o conteúdo.

 

Embed

Código usado para incorporar arquivos, áudios, vídeos, PDF´s em um site. A forma mais usada é para vídeos, podendo editar o tamanho do vídeo no site.

 

E-Mail Marketing

Estratégia de relacionamento através de e-mail. Não são somente e-mails de venda, mas também de conteúdo. O objetivo é estreitar o relacionamento com o potencial cliente  (lead).

 

Engajamento

Mostra o envolvimento de uma ação de marketing digital, podendo ser uma postagem na Rede Social, publicação de artigo, vídeo…

 

F

 

Facebook Ads

Plataforma de anúncios pagos do Facebook.

 

FAQ

Sigla em inglês que significa Frequented Asked Questions, que numa tradução livre significa perguntas frequentes. São perguntas comuns feitas pelos usuários de um determinado serviço.

 

Feed

Link de distribuição de conteúdo na Internet para ser distribuído em outro canal.

 

Funil De Vendas

Processo de vendas utilizado no Marketing digital. Através do Funil de Vendas você chega aos clientes mais interessados em comprar o seu produto.

 

Fórmula Negócio Online

O treinamento mais indicado para quem deseja criar um negócio online completo, altamente lucrativo, mesmo que comece do zero.

 

Formulário De Captura 

Usado para capturar contato de potenciais clientes, são usados em sites e blogs.Geralmente é oferecido algo em troca dos contatos da pessoa.

 

Dicionário de Marketing Digital

G

 

Gatilhos Mentais

São técnicas para ativar comportamentos automáticos do cérebro de um potencial clientes. Os gatilhos mentais são extremamente efetivos no marketing digital, são capazes de aumentar suas vendas exponencialmente.

 

Google Adwords

Plataforma de anúncios do Google. É através desta plataforma que são criados os anúncios patrocinados do Google e os anúncios do YouTube.

 

Google Analytics 

Sistema do Google para gerenciar dados de sites como: número de visitantes, dados demográficos, páginas visitadas e dezenas de outros dados estatísticos de sites.

 

Googlebot

Nome genérico do rastreador do Google. O Googlebot rastreia a Web constantemente.

 

Growth Hacking

Processo de marketing focado na geração de resultados rápidos, focando na captação de novos clientes. O profissional responsável pelo Gronwth Hacking é chamado de Growth Hacker.

 

I

 

Inbound Marketing

Conhecido como o novo marketing, é focado em técnicas menos invasivas. Busca atrair os clientes para o produto de uma forma mais natural, não focando em marketing do produto diretamente, mas sim em necessidades do potencial cliente. O Marketing de conteúdo é a principal estratégia do Inbound Marketing.

 

Indexar

Fazer com que urls de sites e blogs sejam encontrados pelo Google, de forma simples: Fazer o site constar na dados de pesquisa do Google.

 

Índice

O Google armazena todas as páginas da Web conhecidas no índice dele. A entrada de índice de cada página descreve o conteúdo e o local (URL) de uma página. Ao indexar algo, o Google busca uma página, lê essa página e a adiciona ao índice: o Google indexou várias páginas no meu site hoje.

 

Isca Digital

Táticas de geração de tráfego para atrair visitantes com materiais de alta qualidade para converter esses visitantes em Leads. Assim, usando técnicas como Automação de Marketing, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.

 

L

 

Leads

São potenciais clientes. Os leads expressam o interesse no produto ao se inscrever em uma lista de e-mail, ou outros canais de contato, como listas de Whats App, notificações Push e outras formas de contato.

 

Links Internos

Links dentro de um site que apontam para outros links do mesmo domínio.

 

Links Externos

Links que apontam para outros sites externos.

 

Links Patrocinados

Anúncios exibidos pelo sistema de anúncios do Google Adwords. Os links patrocinados são exibidos nas pesquisas do Google, YouTube e em sites parceiros da rede display.

 

Lista de e-mail (lista de captura) 

é uma das ferramentas mais importantes, a longo prazo, de Marketing Digital na atualidade. É uma das melhores formas de gerar relacionamento e engajamento com o seu público. Além disso é o canal que possui o melhor ROI no marketing digital. “O dinheiro está na lista.”

 

Dicionário de Marketing Digital 

M

 

Marketing De Afiliados

Modalidade de Marketing focada no negócio de afiliados.

 

Marketing De Conteúdo

Uma das estratégias mais efetivas de Marketing. O marketing de conteúdo tem como objetivo atrair pessoas que estão buscando informações sobre um determinado assunto. Este blog é um exemplo de marketing de conteúdo, onde as pessoas são atraídas pelo conteúdo que publicamos. Os conteúdos são criados a partir dos interesses do público-alvo.

 

Marketing De Diferenciação

Estratégia de marketing utilizada atrair clientes através da diferenciação dos concorrentes.

 

N

 

Nicho De Mercado

Os nichos de mercado representam partes específicas do mercado. Quando se explora um nicho, as possibilidades de retorno são maiores. Exemplo, Mercado: Emagrecimento | Nicho: Emagrecimento com exercícios. 

 

O

 

Outbound Marketing

São técnicas de marketing tradicional, contato direto com os potenciais clientes, em anúncios de TV e Rádio como exemplo. Podemos dizer que é o inverso do Inbound Marketing.

 

P

 

Palavra-Chave

As palavras-chave norteiam a criação de conteúdo para o Marketing Digital. Elas resumem o interesse do público-alvo como um todo. Podemos dividir entre palavra-chave de cauda curta e palavra-chave de cauda longa.

 

Palavra-Chave De Cauda Curta

São reduzidas, exemplo: emagrecer. São mais difíceis de serem trabalhadas, pois há uma maior concorrência.

 

Palavras-Chave De Cauda Longa

São amplas, exemplo: como emagrecer com sopas. São mais fáceis de serem trabalhadas, são mais específicas e atraem um público mais interessado.

 

Persona

É um personagem fictício, específico e detalhado. Tem o objetivo de buscar descobrir quem realmente compra os seus produtos, quem é o seu cliente em potencial.

 

Plugins Para O WordPress

Os plugins para WordPress permitem criar as mais diversas funcionalidades em sites criados na plataforma WordPress.

 

Pop-Up

Janela extra que abre após acessar um site ou blog. Geralmente é usada para

 

Público Alvo

São pessoas que você quer atingir, é bem específico, qual a idade, onde mora, o que eles fazer e como você pode alcançá-los. O objetivo é atingir as pessoas certas e produzir o conteúdo certo para elas.

 

R

 

Rastreador

Software automatizado que rastreia (busca) páginas da Web e as indexa.

 

Rastreamento

É processo de procura por páginas da Web novas ou atualizadas. O Google detecta URLs seguindo links, lendo sitemaps e usando outros meios. O Google rastreia a Web, procurando por novas páginas, e as indexa (quando apropriado).

 

Remarketing 

Consiste em fazer anúncios para pessoas que já tiveram um contato prévio com algum canal. Por exemplo, visitantes do Blog, pessoas que assistiram um vídeo… Pode ser usado também para pessoas que tiveram contato com anúncios, mas não finalizaram a compra.

 

Reviews

Processo usado para apresentar algum produto através de análise, críticas e comentários. Muito utilizado para vender um produto.

 

Responsivo

Quando um site pode ser visualizado em diversos dispositivos sem perder a qualidade. Esta é considerada como uma função obrigatória para os sites de hoje em dia, visto que o uso em dispositivos móveis só vem aumentando.

 

ROI 

Um dos principais indicadores usado para medir o sucesso de ações do marketing. No inglês significa Return on Investiment, numa tradução livre, retorno sobre o investimento. Exemplo: se você investe 100,00 em anúncios e vende 200,00, o ROI foi de 100,00 ou percentualmente ROI de 100%.

 

Dicionário de Marketing Digital

S

 

Segmentação

Consiste em definir um campanha ou ação de marketing para um público-alvo previamente definido.  É possível criar diversos segmentos dentro de um mercado ou dentro de um nicho. Exemplos de segmentação: Idade, interesse, localização, renda…

 

SEO (Search Engine Optimization)

Técnicas de otimização de sites para os mecanismos de busca como o Google. Através das técnicas de SEO, busca-se posicionar o site nas primeiras posições de busca para uma determinada palavra-chave. Pois, é através de palavras-chaves que as pessoas fazem buscas. O posicionamento no Google é chamado de SERP.

 

SEO On-page

Técnicas de SEO que são aplicadas dentro de sites e blogs. Todas essas técnicas dependem exclusivamente do administrador do site.

 

SEO Off-page

Técnicas de SEO que são aplicadas fora dos sites e blogs. Algumas dessas técnicas não estão sob controle do administrador do site.

 

SEO White Hat

Técnicas de SEO que são recomendadas pelos mecanismos de busca, é um processo mais natural.

 

SEO Black Hat

Técnicas de SEO que NÃO são recomendadas pelos mecanismos de buscas, pois caracterizam manipulação de links.

 

SERP (Search Engine Results Page)

Mostra os resultados de uma pesquisa feita nos buscadores do Google.

 

Startup

é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

 

T

 

Tags 

Usadas para organizar conteúdos por termos relacionados. Servem também para resumir assuntos.

 

Taxa De Abertura

Mede a quantidade percentual de pessoas que abrem os e-mails enviados em campanhas de marketing.

 

Taxa De Conversão 

Mede a quantidade percentual de pessoas que cumprem uma determinada ação esperada. Geralmente usado para medir vendas realizadas em uma ação ou campanha de marketing.

 

Taxa De Entrega

Mede a quantidade percentual de e-mails entregues de uma determinada ferramenta de e-mail marketing.

 

Teste A/B

Teste usado para verificar duas ações de marketing que são similares, mudando alguns elementos estratégicos. Mede-se qual estratégia (A ou B) foi mais efetiva e investe mais neste estratégia.

 

Tráfego

Consiste em trazer visitantes aos seus canais de vendas, geralmente foca-se em gerar tráfego para páginas de captura de e-mails, páginas de vendas, sites e blogs. Podemos dividir o tráfego em tráfego orgânico e tráfego pago.

 

Tráfego Orgânico

Geração de tráfego feita através de SEO, pois o SEO faz com que o seu site esteja posicionado nas primeiras posições do Google, levando pessoas a acessarem o seu site. Feita também através das Redes Sociais e vídeos.

 

Tráfego Pago

Criar anúncios para trazer visitantes aos canais de vendas. As mais usadas são o Facebook Ads e o Google Adwords.

 

W

 

Webinário

Funciona como um seminário online (palestra online). Geralmente usado para gerar picos de vendas, apresenta-se o conteúdo e finaliza-se com uma chamada para ação para compra de um produto.

 

WordPress

Sistema usado para administrar sites e blogs. Importante diferencial wordpress.com de wordpress.org, o primeiro é usado para criação de blogs do WordPress. (blogs no formato: meublog.wordpress.com) O WordPress.org é um sistema instalado em hospedagens de sites.  Este blog é construído em uma hospedagem usando o WordPress.

 

 

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Sobre Patrícia Lionn

De concursada em Brasília a Produtora Digital

“Eu me defino como uma mulher que consegue antever as tendências do mercado e de criar e vender produtos promissores na internet”.

Ceo da Startup Friend’s Trip e da Agência The Money. Especialista em Google Ads com ROI de 250%. Amante de SEO e Copywriting para criação de produtos e páginas de alta conversão. É fundadora do evento de Marketing Digital The Money Girls apenas para o público feminino.

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