Categories: Uncategorized

Ser Digital ou Morrer?

Conteúdo

Porque a tecnologia não faz digital uma empresa? Porque os negócios digitais vão além da venda online?

A transformação digital é importante para qualquer tipo de negócio. Em um mundo que está sendo crescentemente transformado pelas novas tecnologias digitais. Dela vai depender a sobrevivência das empresas. Ser Digital ou Morrer? 

40% das empresas brasileiras não existirá em sua forma atual em apenas 4 anos. Não vai sobreviver as mais fortes nem as mais grandes senão as que se adaptem a esta nova era como se dizia a teoria de darwin: ser digital ou morrer no puro Darwinismo.

A redução de custos, maior eficiência e maior produtividade são as principais vantagens que as empresas brasileiras esperam obter aplicando a tecnologia a seus modelos de negócios. 

Sua empresa está numa posição favorável para lucrar com o crescimento digital?

À medida que o digital se torna cada vez mais difundido, a barreira está sendo cada vez mais alta. Para competir e vencer no futuro digital, sua empresa precisará ir além de uma abordagem de projeto e tecer digital em todos os elementos da organização.

Existem apenas três posições para colocar a sua empresa nos negócios digitais:

  1. Negócio Digital
  2. E.business
  3. Ecommerce

Muitas estão já enquadradas em algum destes tipos. Mas, o pior é não ter o resultado imaginado. Mas, sabe porque sua empresa ainda não tem o resultado esperado? 

Porque a maioria usa seus conhecimentos de criação de uma empresa física e arremete os mesmos conhecimentos para o  mercado digital. o que é um erro muito comum e que leva muitos a gastarem muito dinheiro sem ter resultado.

Aí vc me diz que para resolver tem que contratar uma agência para resolver seu problema. Mas, aí tb morar o perigo. pois a maioria foram treinadas para obterem resultados em desenvolvimento de marca e não de vendas.

Onde você pode  promover vantagem competitiva sobre seus concorrentes. É na transformação do seu: 

Businnes -> Negócio Digital

E.commerce -> Produto Digital

Veja como algumas empresas fizeram isso:

O Uber Aproveitou a adoção generalizada de smartphones e utiliza um modelo de negócio que lhes permite manter um uso relativamente baixo de capital. Uma empresa de táxi tradicional deve possuir e realizar manutenção dos veículos, bem como contribuir consideravelmente no recrutamento e gerenciamento dos funcionários; uma versão e-business permitiria que os clientes agendassem um táxi online e, talvez, ver seu histórico de viagens, mas a essência da experiência permaneceria a mesma.

O Uber assegura sua identidade como negócio digital porque é, em sua essência, uma plataforma que conecta pessoas e motoristas em grande escala através da internet, criando uma experiência melhor do que a anteriormente disponível para as pessoas.

                     

A Netflix é um bom exemplo de uma empresa que mudou de e-business para negócio digital. Originalmente, a Netflix usava a tecnologia para gerenciar um sistema de inventário e envio de DVDs para as pessoas, proporcionando uma experiência que era mais conveniente, mas bastante semelhante às locadoras de filmes.

No entanto, ao disponibilizar aos clientes a opção de streaming de vídeo sob demanda, ela transformou a maneira como as pessoas veem vídeos e programas de televisão. A capacidade de consumir filmes e programas em qualquer momento ou lugar é impossível sem o acesso generalizado à Internet.

                 

Disney é um negócio tradicional que abraçou a tecnologia digital, a fim de melhorar as experiências em seus parques temáticos. O objetivo da sua MagicBand, uma pulseira que usa RFID e rádio para se conectar a sensores no parque, é melhorar os cinco elementos-chave que fazem parte de cada experiência nos parques: ir para uma atração, ficar em um hotel, jantar em um restaurante, tirar uma foto e enviá-la para amigos ou família, e compra de souvenirs como uma lembrança.

Os hóspedes recebem a MagicBand algumas semanas antes da visita e podem usá-la para entrar no parque, comprar comida ou produtos, reservas de atrações, e acessar dados em tempo real sobre os tempos de espera. No final do dia, os hóspedes têm uma experiência que se adapta bem ao digital e físico.

Mas como fazer esta transformação acontecer:

  • Businnes -> Negócio Digital
  • E.commerce -> Produto Digital

Na verdade,  é preciso desenvolver 3 itens muito importante no escopo da sua empresa:

  • Processo. Engenharia reversa do processo de compra.

Conhecer novos modelos de negócio que posicionam a experiência do cliente no centro da estratégia digital. Frequentemente, as pessoas estão dispostas a gastar mais, caso tenham uma experiência excepcional, tornando-se um diferencial importante na economia digital. Modelos de negócios que focam na satisfação do seu público irão caminhar para os serviços digitais, uma vez que o digital é cada vez mais a experiência que as pessoas preferem.

  • Cliente. Experiência do usuário.

O modelo organizativo tem que ser redesenhado colocando o cliente como CENTRO  o que se denomina como: customer centre city e usar Social business inteligence.

  • Mentalidade. A empresa deve dirigir-se com uma nova forma de pensar, desenvolver ideias. Software colaborativo de trabalho. Estabelecimento do ecossistema digital. 

 A revolução digital não é realizada apenas com tecnologia. A construção de talentos digitais qualificados também é um componente essencial.

Capacitação para competências digitais. esforçar-se para captação e desenvolvimento do próprio talento interno da companhia. 

Apenas as habilidades técnicas ou de negócios não são suficientes. É necessário um mix entre habilidades digitais com conhecimentos técnicos e de negócios. 

Um estudo recente realizado pelo Grupo Manpower, na Pesquisa de Escassez de Talentos 2016, destacou que os empregadores brasileiros enfrentam dificuldades em contratar empregados com hard skills no mercado digital.

A transformação digital é o  desafio prioritário no dia de hoje para qualquer pequena empresa.

Ser digital implicar uma nova visão que deve ser compartilhada e vivida por toda a empresa para mudar realmente a gestão. E o DNA da empresa deve ser muito mais ágil para avançar ao ritmo frenético que demanda o mercado de hoje.

A chave de êxito da transformação digital é que a alta direção lidere um processo de mudança cultural na organização de ter maior autonomia das equipes, reduza a estrutura hierárquica e fomente a colaboração. Isso é imprescindível.

É certo que a transformação digital das pequenas empresas é mais fácil do que as das grandes corporações. Porque as PME são mais flexíveis e o processo de adaptação se dá mais facilmente.

 

 

CLIQUE AQUI e conheça o meu canal no YOUTUBE, lá eu falo mais sobre Ser Digital ou Morrer e MUITOS outros assuntos que iram te ENRIQUECER de conhecimento e sabedoria para você empregar no seu NEGÓCIO DIGITAL.

Patrícia

Leave a Comment

Recent Posts

Modelo de Negócios Digitais

Até 2020, mais de sete bilhões de pessoas e empresas e pelo menos 30 bilhões… Read More

5 anos ago

7 Relatórios do Google Analytics que Mostram o Desempenho do seu Blog

Você já ouviu falar em relatório mensal analytics, criar relatorio online, relatorio google adwords, google… Read More

5 anos ago

Dicionário de Marketing Digital

Separei nesse artigo as terminologias de marketing digital mais usadas, dicionário marketing digital em poucas… Read More

5 anos ago

Como fazer seu cliente pagar mais pelo mesmo produto?

Geralmente nos concentramos nos números - impressões, lances, conversões e taxas de rejeição. Esquecemos do nosso… Read More

5 anos ago

Experiência do Usuário na Página

O que é ux (Experiência do Usuário na Página)?  E sua usabilidade? Eu sou Patricia… Read More

5 anos ago

Qual a diferença entre ROI x ROAS e LTV

Qual a diferença entre ROI x ROAS e LTV? Índice ROAS e significado. Como medir… Read More

5 anos ago