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O que é funil de vendas no marketing digital? Quais são as etapas do funil de vendas? Como montar um funil de vendas? Quais são as 6 Etapas do Funil de Vendas para Aumentar seu Lucro? Eu sou Patricia Lionn, CEO do The Money e vou contar tudo pra vocês sobre funil de Marketing Digital!
Antes de falarmos das 6 Etapas do Funil de Vendas para Aumentar seu Lucro é necessário que você entenda que é e como funciona o funil de vendas.
Um funil de vendas é “uma série de etapas destinadas a orientar os visitantes para uma decisão de compra. As etapas são compostas de ativos de marketing que fazem o trabalho de vender, como páginas de destino e e-mail ”.
Um funil de vendas ilustra a jornada de seu cliente e funciona aumentando o nível de engajamento e confiança em cada interação com seu cliente em potencial. Normalmente contém seis etapas, começando com a conscientização e terminando com clientes fiéis. Cada estágio tem atividades mais significativas do que a última. Embora nem todos os possíveis clientes cheguem ao final do funil, os que participam ativamente, são portanto, os mais certos de comprar seu produto ou serviço.
Dependendo do seu negócio e da indústria, você pode ter 1.000 clientes potenciais no topo do seu funil. No entanto, no final do seu funil, você pode ter 25 clientes em potencial. Embora esses 25 clientes em potencial tenham mais probabilidade de converter do que os que estão no topo do funil de vendas, no final, apenas cinco clientes fizeram uma compra.
Os funis de vendas servem como roteiros de como você cria a experiência de seus clientes em potencial com sua empresa. Profissionais de vendas, marketing e negócios usam funis de vendas para planejar estrategicamente as atividades que serão realizadas para ajudar a aumentar a confiança de um cliente na empresa ou no produto, o que, por sua vez, ajudará a aproximar uma perspectiva de uma decisão de compra.
Por exemplo, no início do funil de vendas, a interação do prospect é baixa e o número de clientes em potencial é alto. Este é o estágio de conscientização em que você faz propaganda ou outra forma de divulgação ampla, de baixo custo e baixo impacto. As próximas etapas têm menos pessoas e exigem atividades que exigem mais tempo e atenção. É aqui que você envia e-mails, faz ligações telefônicas ou convida pessoas interessadas qualificadas para um seminário on-line para saber mais sobre suas ofertas.
Além de usar seu funil de vendas para planejamento estratégico, você pode usar software de CRM, como o Pipedrive, para economizar tempo e focar na movimentação de mais clientes para o final de seu funil de vendas com ferramentas de automação e lembretes de atividades. Por exemplo, o recurso Dados de contato inteligente pode diminuir o tempo de pesquisa prospectiva e os modelos de e-mail podem economizar tempo gasto na criação de e-mails a partir do zero.
O que acontece quando um cliente visita o seu site ou loja pela primeira vez? Você tem um caminho claro para eles seguirem?
As pessoas estão prontas para investir de duas maneiras: com tempo ou dinheiro.
Este é um estágio crítico na jornada do cliente e que frustra muitos proprietários de empresas.
Seu trabalho é criar um caminho claro para a venda.
Qualidade de tráfego deve sempre ser seu foco principal.
Isto significa simplesmente que você deve considerar o resultado final que você deseja, em seguida, escolher suas palavras-chave, escrever a copy do anúncio, e ajustar sua landing page para alcançar o objetivo final.
O objetivo de usar o método de engenharia reversa é converter seus visitantes em assinantes de e-mail, leads e clientes – mesmo se o objetivo principal deles não é clicar no seu anúncio.
As necessidades do cliente podem mudar a qualquer momento. Por exemplo, um cliente potencial que nunca ouviu falar do seu produto pode clicar no anúncio e, em vez de apenas aprender sobre o seu produto, pode decidir ir em frente e comprá-lo.
Assim como você garante que seu funil atende a essas pessoas? Você vai enviar a eles o mesmo e-mail que todos os outros assinantes recebem? Uma solução melhor é segmentar a sua lista, e só entregar e-mails direcionados.
A resposta curta? Você constrói CAMPANHAS de marketing que INTENCIONAMENTE movem pessoas de um estágio para o próximo.
Neste ponto, gostaria de salientar que há um erro comum que muitas empresas cometem ao tentar migrar clientes e prospects pela Customer Value Journey.
Uma vez que uma empresa entende a jornada do cliente, ela pode ficar tão empolgada com as possibilidades de tentar mover as pessoas, de um estágio do funil para o outro, que tentam fazer em uma única etapa, em uma única campanha.
Isto é impossível.
Você não pode criar uma campanha que conscientize as pessoas sobre você, envolva-as, faça com que elas se inscrevam e convertam, estimulem, ascendam e, em seguida, transformem em clientes fiéis.
Em vez disso, você precisa criar várias campanhas específicas projetadas para mover pessoas de um estágio para o próximo. (Ou, em alguns casos, uma campanha provavelmente pode levar as pessoas a duas ou talvez três etapas de uma vez.)
Exemplos
Os estágios do funil de vendas são as etapas do funil de vendas que representam o que o cliente em potencial está enfrentando e o quanto estão próximos de se tornar um cliente. Há seis estágios em um funil de vendas e correspondem aos oito estágios do pipeline que toda equipe de vendas deve ter . Eles também podem ser personalizados para o seu negócio.
As 6 Etapas do Funil de Vendas para Aumentar seu Lucro são:
No estágio de conscientização, você está tornando os clientes em potencial conscientes de sua empresa, produtos e marca. Esta é a fase introdutória em que eles estão aprendendo quem você é, o que você faz e como você é único. Essa etapa corresponde ao estágio de prospecção e geração de leads de seus estágios de pipeline.
A fase de descoberta é onde o interesse do seu prospecto é despertado. Eles estão curiosos sobre sua empresa e produtos e querem aprender mais. Nesse estágio, você está compartilhando conteúdo educacional valioso relacionado ao problema ou necessidade do seu cliente em potencial. Essa etapa ocorre enquanto você está qualificando sua perspectiva, conduzindo reuniões iniciais e definindo suas necessidades.
Nesse estágio, sua perspectiva está avaliando você, sua empresa e seus produtos e serviços. Eles também estão olhando para outras opções para ver como você se compara a elas. Neste ponto, você provavelmente enviou uma cotação ou proposta inicial.
No estágio de intenção, seu cliente em potencial tomou a decisão de comprar de você, mas o negócio ainda não foi fechado. Eles planejam comprar, mas querem garantir que sua cotação ou proposta englobe tudo o que precisam a um preço que estejam dispostos a pagar. Aqui, você está negociando termos ou finalizando sua proposta.
Nesta fase, o negócio é fechado e sua perspectiva é agora seu novo cliente. Esta é a fase de lua de mel e apresenta a melhor oportunidade para pedir referências. O estágio de pipeline correspondente está fechando o acordo.
Se o seu produto ou serviço for entregue ao longo do tempo, você terá a oportunidade de identificar outras necessidades que seus produtos podem atender e fazer vendas adicionais. Se o seu produto for mais uma compra única, você poderá criar uma estratégia para continuar a construir o relacionamento com o novo cliente, para que ele fique em primeiro plano e compre de você no futuro.
Depois que as etapas do seu funil de vendas tiverem sido definidas, você precisará configurá-lo para torná-lo realidade. A configuração e a execução de um funil de vendas eficaz exige planejamento e uso de tecnologia. Você precisa planejar a experiência de seu prospecto antes do tempo e usar ferramentas para facilitar ações que criem a experiência do cliente em potencial.
Pode haver vários motivos, desde erros técnicos até desconexões entre seu anúncio e sua página de destino e assim por diante. Cada uma dessas reduções aumenta sua taxa de rejeição e diminui a taxa de conversão.
Ao criar seu funil de conversão, você aprenderá como identificar e corrigir esses “vazamentos”, para que mais e mais visitantes se tornem clientes fiéis.
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